Regulamento 2025.2
1.1 – Grand Prix E-Sports (GPES)
1.1 – Grand Prix E-Sports (GPES)
A GPES foi fundada em Outubro de 2022 para a regulação de todos os campeonatos e eventos de jogos online de Automobilismo Virtual (AV), sempre proporcionando dentro da comunidade do AV a integração, o bom relacionamento em um ambiente competitivo e acima de tudo com muito respeito a todos os envolvidos diretos e indiretos.
1.2 – Da Obrigatoriedade
É obrigatório a leitura deste regulamento e a total concordância com o aqui descrito de todos os pilotos inscritos.
2.1 – A GPES dispõe do seu website https://grandprixesports.com.br.
2.2 – A GPES também possui os perfis nas seguintes redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/grandprixesports
2.3 – Também são considerados canais oficiais de comunicação da GPES, além do website (item 2.1) e dos perfis das redes sociais (item 2.2):
Formulário de inscrição de pilotos: https://www.appsheet.com/start/71681eb6-184d-49f2-aca8-090c30aefaab;
E-mails enviados pelos dominio da @grandprixesports.com.br ou @attesports.com.br;
Bate-papo (chat) e área de comentários em nossas redes sociais e canais de transmissão ao vivo;
Grupos de WhatsApp gerenciado por algum diretor da GPES ou ATT E-SPORTS;
2.4 – Não é permitido a utilização dos canais de comunicação não oficiais para divulgação de quaisquer informações pertinentes a GPES, seja pelos membros ou participantes em geral dos campeonatos está sujeito às sanções previstas neste Regulamento.
2.5 – Contatos telefônicos ou perfil de redes sociais pessoais de administradores ou envolvidos com a organização das competições, não são considerados canais oficiais de comunicação da GPES. Ou seja, informações obtidas através destes canais não devem ser consideradas como informações oficiais da GPES.
3.1 – Inscrições
3.1.1 – As inscrições de equipes ou pilotos devem ser realizadas através do formulário disponibilizado pelo direção ou diretamente no site www.grandprixesports.com.br;
3.1.2 – Após realizar o preenchimento dos dados para a inscrição, o piloto receberá a confirmação da categoria/grid/plataforma selecionada. Em caso de divergência entre a escolha e a disponibilidade, a organização fará o contato para melhor adequação do piloto.
3.1.3 – O piloto inscrito e participante está autorizando automaticamente a Liga Grand Prix E-Sports ter o direito de utilização de imagem (Caso seja disponibilizada) do mesmo, nas transmissões e mídias sociais na qual se inscreveu, mesmo nos casos de desistência ou exclusão dos campeonatos ou eventos.
3.1.4 – Idade mínima de inscrição a partir de 18 anos. Menores somente via autorização dos pais ou responsável legal;
3.1.5 – Não será aceita inscrições de novos pilotos após conclusão de 50% das etapas do campeonato, ficando apenas a opção de substituições quando o grid regular estiver participando do campeonato de equipes.
3.1.6 – A inscrição do piloto somente será efetivada após o pagamento da taxa de inscrição.
3.1.7 – A Temporada 9 da GPES será disputada no jogo F1 24 podendo o jogador escolher entre as plataformas PlayStation, Xbox e PC.
4.1 – O pagamento da inscrição deve ser realizado exclusivamente pelos meios de pagamento disponibilizados pela direção da GPES através da chave PIX da ATT E-SPORTS e seus respectivos links de pagamentos com cartões de crédito ou débito.
4.2 – O pagamento da inscrição deverá ser realizado em até 72 horas antes do início do campeonato.
4.3 – O participante obrigatoriamente deve ler este regulamento e ao efetuar o pagamento, ele estará concordando automaticamente com todos os termos neste descrito, como também dando ciência que qualquer descumprimento não haverá reembolso.
4.4 – O campeonato ou grid só se inicia quando pelo menos 70% dos pilotos efetuarem o pagamento de suas inscrições, ou seja, mínimo de 14 pilotos. Cabendo a direção do campeonato em caso de não preenchimento decidir por cancelar ou unificar os grids.
4.5 – O piloto que não pagar sua inscrição até a data limite imposta pela direção estará sujeito a exclusão e/ou substituição da categoria em questão.
4.6 – Reembolso das inscrições somente será realizado nos casos de cancelamento total do campeonato.
5.1 – Na liga Grand Prix E-Sports, o uso de ID, Gametag ou Nick é livre, desde que possibilite uma pronúncia fácil de ser lida. Não será permitido IDs de cunho pejorativo, pornográfico ou de algum tipo de preconceito.
5.2 – Apesar da não obrigatoriedade, lembramos o piloto que o principal objetivo é elevá-lo a imersão da realidade, fazendo com que seu nome seja também conhecido no mundo do AV e não será permitida a troca de ID, GameTag ou Nick durante a temporada sem prévio aviso a direção pelo menos 24 horas antes da etapa. Sujeito a penalização.
5.3 – É obrigatório o uso da telemetria pública. Em caso de descumprimento o piloto será desclassificado da etapa.
6.1 – A Categoria GEPS é composta por divisões com 20 pilotos em cada. As corridas são com os carros com desempenho igual e com sistema de acesso e rebaixamento entre as divisões, definida pela tabela final de cada temporada.
6.1.1 – Ao término de cada temporada, os 3 (três) primeiros de cada divisão deverão subir para a próxima divisão com exceção dos Grids GP1 (CrossPlay e PlayStation) que são a primeira divisão, e os 3 (três) últimos de cada grid da temporada caem para a divisão abaixo.
6.2 – Divisão das categorias
A GPES separa seus grids por plataforma PlayStation e CrossPlay (Mix de PC, PlayStation e Xbox) em 2 divisões por plataforma.
6.2.1 – Plataforma CrossPlay (Mix de PC, PlayStation e Xbox)
6.2.1.1 – GP1 CrossPlay (1ª divisão)
Dia da semana: Terça-feira
Horário: 21 horas
Assistências:
Assistência desligada.
6.2.1.2 – GP2 CrossPlay (2ª divisão)
Dia da semana: Quinta-feira
Horário: 21:30
Assistências:
Assistências liberadas:
.Tração média
.Traçado nas curvas
.Freio ABS
6.2.1.3 – GP1 Playstation (1ª divisão Playstation)
Dia da semana: Quarta Feira
Horário: 21:30 horas
Assistências desligadas
Dia da semana: Segunda-feira
Horário: 21:30 Horas
Assistências:
Traçado nas curvas;
Tração Média;
Freio ABS
7.1 Opções de Lobby
Máximo de participantes: 22
Privacidade da sessão: Aberta
Tag do lobby: Todas as pessoas são bem-vindas
Categoria do carro: F1 2024
Acerto do carro: Completo
Nível mínimo da licença: Não
7.2 Restrições de Assistência
Assistência de direção: Não
Assistência de freios: Não
Freios ABS: Não (Sim nos grids GP2 em ambas as plataformas)
Controle de tração: Não (Tração média nos grids GP2, Tração média nos grids GP2 em ambas plataformas)
Traçado dinâmico: Não (Traçado em curvas nos grids GP2 em ambas plataformas.)
Caixa de câmbio: Não
Assistência nos boxes: Não
Assistência de saída dos boxes: Não
Assistência ERS: Não
Assistência DRS: Não
Forçar câmera do cockpit: Não
7.3 Dificuldade
Dificuldade da IA: 50 em todos os grids de todas plataformas
7.4 Estrutura do Fim de Semana
Estrutura do fim de semana: Padrão
Formato de treino livre: Não
Formato classificação: Curto
Duração da sessão: Longa (Corrida 50% de duração)
*Quando houver corridas Sprint, classificação de 1 volta e corrida 50% de duração;
7.5 Clima e hora do dia
Clima predefinido: Dinâmico
Horário de início da sessão: Realista
Precisão da previsão: Aproximada
7.6 Regras e Bandeiras
Regras e bandeiras: Sim
Rigor do corte de curvas: Rígido
Regras de parque fechado: Sim
Experiência de Pit Stop: Imersiva
Safety Car: Padrão
Experiência de Safety Car: Imersiva
Volta de apresentação: Sim
Experiência de volta de apresentação: Imersiva
Bandeiras vermelhas: Não
Afeta o nível da licença: Não
7.7 Configurações de Simulação
Desempenho igual dos carros: Sim
Modo de Recuperação: Nenhuma
Tipo de Superfície: Realista
Modo pouco comb.: Difícil
Largadas: Manual
Temp. do pneus: Superf e carcaça
Simulação de pneus no pit lane: Sim
Saída dos boxes insegura: Não
Dano do carro: Padrão
Frequência de dano do carro: Padrão
Colisões: Sim
Fora por má conduta: Não
7.8 Configurações de Telemetria
Telemetria por UDP: Sim
Modo transmissão por UDP: Sim
Sua Telemetria: Público
Mostrar IDs online: Sim
Os horários das corridas seguirão sempre com o fuso de Brasília, de acordo com o item 6 deste regulamento que trata das características de cada grid.
8.1. É obrigatório o uso de cabo de rede entre o Console/Pc para evitar possíveis lags durante a corrida. É terminantemente proibido a conexão via Wi-Fi. Se flagrado durante a corrida e constatado pelos pilotos em pista ou pela transmissão, será solicitado pela direção de prova, a configuração da conexão do ou dos pilotos citados para verificação.
8.2. Todas as salas (Lobby) para realização de etapas oficiais serão abertas com 20 minutos de antecedência, e será liberada para início da etapa pontualmente no horário definido para sua categoria, ficando sob responsabilidade e pena ao piloto de qualquer atraso que porventura aconteça com o mesmo.
8.3. É um dever do piloto que estiver participando, auxiliar ativamente na conferência das configurações do Lobby. Caso haja alguma configuração que não esteja de acordo e não seja informada por algum piloto antes do início da corrida, não será criada uma nova sala (Lobby) e nem o cancelamento da corrida/etapa.
9.1. Segue distribuição de pontos em cada etapa de acordo com a posição de chegada do piloto nas corridas com duração de 50%, que concluírem 90% da corrida/etapa;
1º-Colocado = 40 pontos
2º-Colocado = 34 pontos
3º-Colocado = 30 pontos
4º-Colocado = 28 pontos
5º-Colocado = 26 pontos
6º-Colocado = 24 pontos
7º-Colocado = 22 pontos
8º-Colocado = 20 pontos
9º-Colocado = 18 pontos
10º-Colocado = 16 pontos
11º-Colocado = 14 pontos
12º-Colocado = 12 pontos
13º-Colocado = 10 pontos
14º-Colocado = 8 pontos
15º-Colocado = 6 pontos
16º-Colocado = 5 pontos
17º-Colocado = 4 pontos
18º-Colocado = 3 pontos
19º-Colocado = 2 pontos
20º-Colocado = 1 ponto
01 (um) ponto extra para o piloto que realizar a Volta mais Rápida durante a corrida/etapa, completar 90%.
01 (um) ponto extra para o Piloto do dia escolhido pelo jogo, em caso de alguma falha do jogo e não for exibido, não será computada a pontuação. Outra forma pode ser, a votação da enquete do canal GPES TV do Youtube onde será um voto do Narrador, um voto do comentarista e o outro do mais votado na enquete. Nos casos de empate o narrador define.
9.2. Nos casos de corrida Sprint, segue distribuição de pontos da etapa de acordo com a posição de chegada dos pilotos que concluírem 90% da corrida/etapa;
1º-Colocado = 10 pontos
2º-Colocado = 9 pontos
3º-Colocado = 8 pontos
4º-Colocado = 7 pontos
5º-Colocado = 6 pontos
6º-Colocado = 5 pontos
7º-Colocado = 4 pontos
8º-Colocado = 3 pontos
9º-Colocado = 2 pontos
10º-Colocado = 1 ponto
10.1. Lobby será iniciado com no mínimo 50% dos pilotos inscritos no Grid. Caso a quantidade for menor a corrida/etapa não terá a sua transmissão exibida. Exceto a última corrida/etapa.
10.2. Por motivos gerais a corrida/etapa não puder ser realizada no dia e horário conforme calendário, ficará a cargo da Direção da GPES analisar se será cancelada ou adiada. Em caso de adiamento será para a semana seguinte após a última etapa. Nos casos de mais de uma etapa será realizado neste dia corridas de 25% com no máximo 3 etapas adiadas.
10.3. Se durante a classificação ocorrer bug generalizado, o Lobby será reiniciado com classificação de 1 volta lançada em clima dinâmico.
10.4. Se durante a transição da classificação para a corrida ou na volta de apresentação ocorra algum bug generalizado, o Lobby será refeito com grid editado de acordo com a classificação.
10.5. Caso o Lobby seja interrompido por bug com menos de 50% da corrida, será reiniciado com grid editado de acordo com as posições de pista de 2 (duas) voltas antes do bug generalizado. A corrida será de apenas 35% de duração com pontuação completa distribuída.
10.6. Caso o Lobby seja interrompido entre 50% e 89% da corrida/etapa, será dada a corrida/etapa como concluída e será distribuído metade dos pontos aos pilotos de acordo com a tabela de pontuação.
10.7. Se o lobby for interrompido por bug generalizado após 90% da corrida/etapa, será dada como concluída e a pontuação completa será distribuída entre os pilotos.
10.8. Piloto que der NC (Não Concluído) ou DSL (Desclassificado) em voltas anteriores do reinício, não poderá participar do novo Lobby.
10.9. Após 10 minutos de atraso de início de sessão, a classificação será alterada para 1(uma) volta lançada.
10.10. Nos casos de necessidade de comunicação com a Direção de Prova ou transmissão, o piloto deverá procurar fazer contato através do comunicador privado (Whatsapp) ou no chat da transmissão (Youtube).
10.11. A direção poderá solicitar a comprovação da participação do piloto inscrito via webcam ou câmera do celular ou link de aplicativo. Caso o piloto se negue a fornecer as imagens será desclassificado da etapa.
10.12. A etapa final será reiniciada caso um dos postulantes ao título caia na largada, Lobby será reiniciado apenas 1 vez para cada postulante que caia apenas na largada.
10.13. O piloto é obrigado a gravar toda a corrida, desde o momento da classificação até o momento em que a corrida é finalizada e exibido o resultado final da corrida/etapa.
10.14. Corridas que tiverem apenas 10 ou menos pilotos no lobby, corrida terá 35% de sua totalidade sem a obrigatoriedade de ter sua transmissão ao vivo, exceto na última etapa.
11.1. O tribunal será composto por 3 comissários independentes seguindo as seguintes regras:
Não pode ser Diretor/Organizador da GPES ou ATT E-SPORTS;
Não pode ser Piloto ou Capitão de equipes que disputam a temporada vigente;
Não pode ser Narrador;
11.2. O piloto deve solicitar ao Diretor de Provas a abertura da análise do incidente com suas alegações escritas e anexar a gravação do vídeo do momento do acontecimento. Não será aceito para abertura de análise a falta do vídeo ou caso seja escrita qualquer tipo de falta de decoro contra o investigado.
11.2.1. No caso da temporada ocorrer em paralelo ao Campeonato de Equipes, somente o representante da equipe (Capitão) poderá solicitar investigação no tribunal.
11.3. O Diretor de Prova solicitará ao piloto investigado o vídeo do momento do incidente para análise. O piloto investigado poderá escrever suas justificativas seguindo as mesmas condições do Artigo 11 item 11.2, e anexar o vídeo. Nos casos da falta do vídeo de defesa o piloto investigado terá uma punição automática de -5 pontos da tabela de classificação tanto no campeonato de pilotos quanto de equipes. Caso seja considerado culpado será descontado também os pontos da punição.
11.4. Os pilotos investigados serão adicionados ao grupo do Tribunal da GPES para acompanhar a análise e a decisão dos comissários. Somente os comissários e o Diretor de Provas poderão interagir.
11.5. Após ser adicionado ao grupo do tribunal, os pilotos envolvidos só poderão deixar o grupo após a decisão dos 3 comissários, sujeito a punição de -3 pontos na tabela de classificação de pilotos, no caso de descumprimento. Ao final o Diretor de Provas poderá remover os envolvidos.
11.6. Os comissários não serão obrigados a justificar sua decisão/voto.
11.7. Solicitação de Investigações de Incidentes
11.7.1. O prazo para solicitação de investigação de incidentes é até as 14 horas do dia posterior à corrida.
11.7.2. O piloto tem direito de pedir quantas análises quiser durante o campeonato, porém após 2 pedidos de análises sendo solicitadas e o acusado for considerado inocente, o piloto perde o direito de pedir novas análises.
11.7.3. O piloto investigado terá o prazo até 21 horas do dia posterior à corrida para apresentar seu vídeo de defesa, caso não apresente, a análise será iniciada e o piloto sofrerá punição de acordo com o Artigo 11 item 11.3 do regulamento.
11.7.4. Não será permitido uso de imagem da transmissão para solicitar ou se defender da análise em questão.
11.7.5. O piloto que for solicitar análise não deverá enviar o vídeo no grupo da categoria e/ou no grupo geral. Caso o faça, a análise será automaticamente cancelada.
11.7.6. Qualquer piloto que se sentir prejudicado direto ou indiretamente por ação de outro piloto na pista, terá seu direito de pedir investigação.
11.7.7. Somente serão investigados pedidos feitos de forma oficial pelos pilotos ou seu representante (capitão) quando campeonato de equipes.
11.7.8. O tribunal não irá interferir em decisões do jogo causadas por falha ou bug de conexão. Nos casos de punições por falhas e se fornecido pelo piloto todas as evidências, cabe ao tribunal analisar e decidir.
11.7.9. Os Pilotos têm o livre arbítrio de participar ou não do julgamento da análise ao qual estão envolvidos, porém nos casos de omissão do contato do Diretor de Provas após o prazo de 8 horas, será aplicado automaticamente punição de 3 (três) pontos por não dar retorno do contato, além de ter as análises contra ele sendo feitas e podendo ser punido mesmo sem sua presença.
Prezamos pela transparência, por isso temos nossa forma de analisar, com todos os envolvidos presentes, para se justificarem e se defenderem, junto aos comissários.
12.1. Advertência
Será aplicado -1 (um) ponto na tabela do campeonato de imediato.
12.2. Punição Leve
Será aplicado -5 (cinco) pontos na tabela do campeonato de imediato.
12.3. Punição Média
Será aplicado -10 (dez) pontos na tabela do campeonato de imediato.
12.4. Punição Grave
Será aplicado -15 (quinze) pontos na tabela do campeonato de imediato.
12.5. Punição Gravíssima
O piloto será desclassificado da etapa em questão e será aplicado -10 (dez) pontos na tabela do campeonato de imediato e não poderá fazer a classificação na próxima etapa. Caso seja a última corrida/etapa será acrescido -5 (cinco) pontos na tabela do campeonato de imediato.
12.6. Carteira de pontos
O piloto inicia a Temporada 8 da GPES, com sua pontuação na Carteira zerada. Podendo atingir até 10 pontos em infrações.
12.6.1. Tipos de Punições e pontos
Advertência, será somado a carteira do piloto 1 (um) ponto pela infração;
Punição Leve no Tribunal, será somado a carteira do piloto 3 (três) pontos;
Punição Média no Tribunal, será somado a carteira do piloto 5 (cinco) pontos;
Punição Grave no Tribunal, será somado a carteira do piloto 7 (sete) pontos;
Punição Gravíssima no tribunal, será somado a carteira do piloto 9 pontos.
12.6.2 Piloto que abandonar na pista de forma proposital, estará sujeito a punição de -5 pontos na classificação geral do campeonato.
12.6.3. Piloto que bater de propósito e der NC (dano terminal) é suspenso da etapa seguinte. Caso de continuar na corrida, será desclassificado da etapa atual e suspenso da etapa seguinte da temporada corrente.
12.6.4. Piloto que deixar o Carro na IA (modo pausa) perderá -3 pontos a cada vez que for flagrado durante a classificação ou corrida, salvo justificativa plausível para a Direção de Prova.
12.6.5. Todas as punições de aperto de botão Options, abandono de carro na pista e redefinir pista sem justificativa em corrida ou classificação, será de -3 pontos através da denúncia de outros pilotos comprovadas em gravação de vídeo.
12.6.6. Redefinição de pista. Caso o Piloto for flagrado utilizando o recurso, perderá -3 pontos na tabela de classificação, exceto se o carro ficar impossibilitado de sair do local, por exemplo sobre uma zebra ou atolado.
12.6.7. Todas as punições de aperto de botão de pausa, colisão de propósito, abandono de carro na pista, redefinição de pista, seja em corrida ou classificação, serão aplicadas através da denúncia de pilotos mediante a gravação.
12.6.8. Piloto que se sentir prejudicado em classificação, também poderá solicitar a análise do incidente, seguindo as mesmas regras de punição deste artigo 12.
12.7. Exclusões de pista
12.7.1. O piloto que atingir 10 (dez) pontos na carteira receberá a punição de Qualy Ban, ou seja, não poderá participar da classificação da próxima corrida/etapa.
12.7.2. O piloto que atingir 15 (quinze) pontos na carteira receberá a punição Race Ban, ou seja, não poderá participar da próxima corrida/etapa.
12.7.3. Ao atingir os 15 (quinze) pontos na carteira e receber a punição do item 12.7.2, o piloto terá sua pontuação zerada, caso venha a sofrer novas punições será computado novamente os pontos em sua carteira.
12.7.4. O piloto que somar a partir de 10 (dez) pontos terá como penalização o Qualy Ban. Os pontos somente são zerados quando o piloto é punido com o Race Ban, ou seja, ficará fora de todas as classificações seguintes até seus pontos zerados.
12.7.5. O piloto que na mesma temporada atingir o limite de 15 (quinze) pontos na sua carteira por duas vezes, estará automaticamente desclassificado do campeonato de pilotos e equipes.
12.7.6. Punição de Qualy Ban, o piloto que não cumprir punição e for a pista registrar tempo, terá que se desclassificar (DSL) durante classificação para não ter vantagem em benefício próprio. Caso contrário será desclassificado da etapa.
12.7.7. O piloto que tiver 3 faltas será excluído da temporada sem direito de ressarcimento da taxa de inscrição.
12.7.8. O piloto titular que não participar da etapa sem justificativa, não poderá fazer a classificação na etapa seguinte.
12.7.9. O piloto que for punido no grid em que foi substituto (Reserva), sofrerá punição de na próxima corrida de não realizar a classificação no seu GRID original.
12.8. Má Conduta / Exclusão de Pilotos
A Grand Prix E-Sports deseja que seus pilotos Virtuais mantenham uma boa conduta dentro e fora de jogo, e não podemos tolerar linguagem ofensiva. Os pilotos devem demonstrar respeito pelos demais pilotos, organizadores e a direção.
12.8.1. A direção se reserva o direito de analisar e julgar situações de exclusão de pilotos durante a edição de nossos campeonatos. O mesmo pode acontecer por problemas de conexão inadequada, onde interfira diretamente no resultado das etapas, comportamento inadequado que coloque em risco o bem-estar dos participantes da liga, ofensas e outros. Em caso de exclusão do piloto durante a edição, não haverá em hipótese nenhuma a devolução da taxa de inscrição.
12.8.2. O piloto que entrar em substituição ao piloto excluído tem o direito de pagar o valor proporcional ao restante das corridas/etapas que irá participar.
12.8.3. Caso seja identificado, situação em que piloto inscrito, esteja utilizando de vantagem ilegal, seja de qual origem for, em treinos da liga ou corridas oficias, o mesmo será punido pela direção da GPES de acordo com o que a direção julgar mais justo.
12.8.4. A GPES não interfere nem se responsabiliza por discussões e ou ofensas em conversas privadas.
13.1. GP1 CS (CROSSPLAY)
Troféus para os 3 primeiros colocados;
13.2. GP2 CS (CROSSPLAY)
Troféus para os 3 primeiros colocados;
13.5. GP1 PS (PLAYSTATION)
Troféus para os 3 primeiros colocados;
13.6. GP2 PS (PLAYSTATION)
Troféus para os 3 primeiros colocados;
Caso ocorra algo que não esteja previsto neste regulamento, fica a cargo da Direção, a punibilidade do fato ocorrido, desta forma encontrando a melhor solução para o caso.
16.1. O Tribunal é soberano em suas decisões, não cabendo discussões ou recursos para tal.
16.2. Aquele que não cumprir a decisão da Diretoria nos casos omissos, ficará suspenso até o final da temporada vigente.
Grand Prix E-Sports, “Juntos somos mais fortes”.